top of page

V Malbatemática

Malbatemática é o nome da exposição que homenageia o professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan. Ele é um precursor da Educação Matemática brasileira e, em sua homenagem, o dia 6 de maio, data de seu nascimento, foi institucionalizado como Dia Nacional da Matemática, pela Lei nº 12835/13. Suas ideias e propostas visavam tornar o ensino da Matemática compreensível, curioso, pitoresco e divertido para os alunos.

A primeira edição da Malbatemática aconteceu em julho de 2015, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com o tema “Homenagem à vida e à obra de Malba Tahan” e trouxe à mostra objetos, fotos, cartas, manuscritos e publicações de seu acervo.

A segunda edição aconteceu em maio de 2016 e teve como tema “As várias facetas de um precursor da educação matemática”, com o objetivo de mostrar os diferentes campos

de atuação de Julio Cesar de Melo e Souza.

A terceira edição, que aconteceu em 2017, trouxe o tema “O legado educacional do mestre Malba Tahan”, com o objetivo de mostrar a atualidade das lições do mestre a licenciandos, professores, pesquisadores e demais interessados em Educação Matemática.

Na quarta edição, em 2018, o tema da exposição foi: “Malba Tahan e a Didática da Matemática: um precursor do ensino”, com foco em suas obras, especialmente a “Didática da Matemática” (v. 1 e 2), bem como nos seus cadernos de anotações, nas publicações em jornais e revistas da época, de forma a revelar ao público visitante as várias facetas do professor Julio Cesar de Mello e Souza, especialmente suas contribuições para a melhoria do ensino da Matemática.

Em 2019, a quinta edição da Malbatemática traz como tema “Malba Tahan e o Ensino da Matemática no Brasil: legado de um precursor”, com o objetivo de apresentar os registros, percepções e estratégias de ensino praticadas por Malba Tahan na sua época e suas relações com o ensino atual da matemática.

A Malbatemática é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI) com o apoio do Centro de Memória da Educação (CME), curador do acervo de Malba Tahan, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e da Editora Record.

 

PROGRAMAÇÃO

V MALBATEMÁTICA – de 06 a 10 de maio de 2019

Local da exposição: Saguão da Biblioteca da Faculdade de Educação/Unicamp

  • Abertura: 6 de maio das 18h30 às 19h

LOGOS 6 DE MAIO.jpg

Veja abaixo imagens da IV Malbatemática, exposição que tem sido realizada na Faculdade de Educação da Unicamp, em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza. Este ano, a exposição IV Malbatemática aconteceu no período de 20 de abril a 04 de maio de 2018, no saguão da Biblioteca Joel Martins, da FE/UNICAMP, e reuniu documentos e obras do acervo pessoal de Malba Tahan, pertencentes ao Centro de Memória da Educação, da FE/UNICAMP. Esta exposição teve também uma mostra digital de imagens, documentários e entrevistas sobre Malba Tahan.

A Malbatemática é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais – GEPEMAI – da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e os documentos apresentados na exposição foram generosamente cedidos pelo Centro de Memória da Educação, onde se acha reunido o acervo do escritor e é coordenada pelo professor Rodrigo Donizete Serra com apoio da Biblioteca Joel Mattins – FE/UNIC

MALBATEMÁTICA_6.jpg
MALBATEMÁTICA.jpg
MALBATEMÁTICA_5.jpg
MALBATEMÁTICA_3.jpg
MALBATEMÁTICA_2.jpg
MALBATEMÁTICA_4.jpg
bottom of page